O Instituto Reciclando Sons (IRS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, por meio de um programa socioassistencial, utiliza a educação como instrumento de empoderamento comunitário, inclusão social e produtiva, e fomento cultural, voltado especialmente para crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.
Atua principalmente a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 5, com o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, além de garantir que todos tenham acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao longo de toda a vida.
O QUE FAZEMOS
Oferecemos proteção social básica para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecemos capacitação para o protagonismo e acolhimento social.
Essa atuação é baseada em nossa tecnologia social (TS), certificada e premiada em 1º lugar pela Fundação Banco do Brasil (FBB), que visa trazer empoderamento social para os(as) usuários(as).
Ser o lugar onde a educação, a arte e a solidariedade sustentam a dignidade da pessoa humana e contribuem para um futuro socialmente sustentável!
Ser uma Organização da Sociedade Civil referência na promoção da assistência social e de oportunidades educativas e culturais que transformem vulnerabilidades sociais em empoderamento comunitário.
QUAL É NOSSA ENTREGA DE VALOR À SOCIEDADE?
I. Qualidade: Formação e atendimento social contextualizados às necessidades da comunidade atendida.
II. Inovação: Transformar os recursos comunitários em inclusão socioprodutiva.
III. Transparência e Publicidade: Gerenciar os recursos de forma eficiente, publicizando os processos administrativos e seus resultados.
IV. Sustentabilidade: Empoderar a comunidade para a continuidade dos trabalhos e aproveitar os recursos humanos locais em prol do alcance da efetividade social.
V. Humanização: Atender integralmente às necessidades do indivíduo e do núcleo familiar, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
VI. Beleza: Romper preconceitos sociais excludentes, valorizando a autoestima dos(as) atendidos(as) e formando uma vitrine artística para intersecção com outros eixos sociais.
VII. Integração: Ser um local para união de diversidades entre pessoas, etnias, ideologias, contextos sociais e povos.
O INSTITUTO RECICLANDO SONS tem por finalidade a promoção de atividades de relevância pública voltadas para:
l. Promover a assistência social realizando, isolada ou cumulativamente, atendimento, assessoramento ou defesa e garantia de direito de inclusão social, capacitação e desenvolvimento da pessoa humana, garantindo a universalidade de atendimento, independente de contraprestação do usuário, atuando com finalidade pública e transparência nas suas ações;
ll. Apoiar o desenvolvimento educacional e a capacitação profissional de crianças adolescentes, jovens, adultos e idosos (melhor idade), principalmente com a educação musical;
lll. Favorecer os direitos das pessoas portadoras de deficiência, dos direitos da mulher e da criança, do idoso e combate a todo o tipo de discriminação sexual, racial e social, trabalho forçado e infantil;
lV. Apoiar a formação continuada de educadores do INSTITUTO;
V. Promover a cultura com apresentações artísticas e musicais, seminários, mesas redondas, debates, ciclos de palestras, cursos, reuniões, encontros conferências e lançamento de publicações, clipes, filmes e teatros musicais;
Vl. Estabelecer redes de parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais para a realização das atividades socioeducacionais e socioculturais para os usuários e usuárias e equipes;
Vll. Promover o voluntariado;
Vlll. Preservar a defesa e conservação do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável;
lX. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;
X. Promover o treinamento, capacitação profissional e especialização técnica e científica e de recursos humanos;
Xl. Estimular o protagonismo social com ações que possibilitem a inclusão socioprodutiva da equipe de trabalho e dos atendidos;
Xll. Firmar contratos, convênios, termos ou acordos com o Poder Público em todos os níveis para gestão e gerenciamento de equipamentos culturais dentro de sua especialidade;
Xlll. Desenvolver campanhas que contribuam para a realização da finalidade da Associação;
XlV. Obedecer ao princípio da universalidade do atendimento e não direcionar suas atividades exclusivamente a seus associados ou a categoria profissional, nem estabelecer qualquer tipo de discriminação ou diferença de tratamento entre os seus atendidos.
Diretoria Executiva Instituto Reciclando Sons
• Diretora Presidente – Rejane Pacheco de Carvalho
• Vice Diretora Presidente – Maria Alice dos Santos Braga
• Diretora Administrativa Financeira – Elcielma dos Santos Nascimento
Conselho Fiscal
• Coordenador do Órgão – Bruno Feitosa de Araújo
• Vice- Coordenador – Rodrigo de Carvalho e Silva
• Secretaria-Francisca Maria dos Santos Nascimento
• – Em 2013, recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – primeiro lugar na categoria jovem.
• – Em 2014, houve uma Sessão Solene na Câmara Federal dos Deputados em homenagem aos 13 anos de atuação do Instituto Reciclando Sons, que foi qualificado como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público pelo Ministério da Justiça.
• – Em 2018, recebeu o Prêmio Cidadania Viva do Instituto Viva Cidadania da ANABB.
• – Em 2019, recebeu homenagem da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
• – Em 2020, foi registrado no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA.
• – Em 2021, recebeu Honra ao Mérito pelo Instituto Elos que Empoderam e conquistou incentivo fiscal por meio do Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA).
• – Em 2022, recebeu o Certificado do Conselho de Assistência Social- CAS/DF e a “Medalha Brasília 60 Anos” do Chefe do Executivo.
• – Em 2023, recebeu o Prêmio SESC + Cultural.
• – Em 2024, recebeu o “Selo Social”, o prêmio “Heróis de Brasília” e o prêmio “Engenho Mulher”.